24 de janeiro de 2015

Três bandas de Axé para o carnaval de Upanema

Nossos amigos filhos de Upanema que moram em Mossoró e, todos os anos aguardam de forma ansiosa a realização do carnaval para brincar em nossa cidade, mandaram dizer que as bandas de Axé que vão tocar esse ano aqui são as seguintes:

AXÉBOM

AXÉGRAÇA

AXÉPOUCO


23 de janeiro de 2015

O carnaval é de todos

Algumas pessoas tentam transformar o carnaval de Upanema em uma festa dos bacuraus, coisa que nem de longe é verdade. A festa é de todos, não tem dono, nem facção política. Querer botar na cabeça do cidadão que só quem estar com raiva da não realização do carnaval são os bacuraus é mais uma artimanha para tentar amenizar a decisão do prefeito. Os verdadeiros foliões de Upanema sabem diferenciar uma coisa da outra, o carnaval é uma festa onde brinca todo tipo de gente. A insatisfação é geral, não tem cor nem partido.

22 de janeiro de 2015

Tem gente ficando tonto

O prefeito Luiz Jairo deixou seus aliados em uma situação constrangedora pelo terceiro ano de administração. No primeiro ano, com a não realização do carnaval, provocou uma reação inesperada de vários eleitores, que foram pegos de surpresa. Mas, tinha acabado de terminar uma eleição, ficaria feio não concordar com o prefeito. Para os que não concordavam com o carnaval, foi um prato cheio. Aí, veio o segundo ano. O prefeito realiza o carnaval. Os favoráveis lavam a alma. Enchem o peito e não tem seca, não folha de pagamento, não tem crise, nem promotor que impeçam a alegria dos mesmos. Os contrários, piu, caladinhos, murchinhos, tiveram que engolir. Esse ano o prefeito deu outra cacetada nos que gostam do carnaval. Tem gente que só Deus sabe como tá sofrendo com essa decisão. Um povo que não pode se manifestar, um povo que meteu o pau em Maristela porque fez um carnaval dentro da realidade financeira da PMU e agora sem carnaval por dois anos vem com a história do prefeito não fazer o carnaval por causa da folha de pagamento. Kkkkkkkk. Por outro lado, os contrários, já escabriados, não têm aquela mesma euforia em comemorar a não realização da festa, pois sabem que no próximo ano o prefeito faz de novo o carnaval. Kkkkk.


O prefeito tá deixando esse povo tonto e eu só observando!

21 de janeiro de 2015

Alternativo para Natal

O nosso amigo Leílson, filho do saudoso Zé de Cocó, está fazendo a linha para a cidade de Natal, todas as segundas, quartas e sextas. O carro saí ás 03:30h daqui de Upanema e deixa o passageiro em qualquer ponto da capital. Ligue 9919-7371 e reserve sua vaga.

Dinheiro tem!

Não sou professor de matemática e também já disse que não gosta de tal matéria. Mas, de vez em quando eu me aventuro nesse mundo dos números por observar que eles, apesar de fazer parte de uma ciência exata, podem ser interpretados de várias formas e servir a interesses diversos.

Olhando a ARRECADAÇÃO (FPM, CID, FUNDEB, ICMS etc) do município de Upanema no período de 01/01/2014 a 21/01/2014, depois comparando com o mesmo período de 2015, observamos que a perda na arrecadação do município é irrisória. Lembrando que essa deve ser a forma de passar para o nobre leitor o que verdadeiramente o município arrecadou, pois o FPM é apenas uma parte do bolo arrecadatório.

Em áreas como o FUNDEB, que é basicamente destinada ao pagamento dos professores, a arrecadação aumentou. Isso mesmo! Em 2014 o município tinha arrecadado R$ 231.288,96 e esse ano, no mesmo período Upanema arrecadou R$ 348.662,59. Um aumento de R$ 117.374,37 somente no dinheiro destinado ao pagamento dos professores que compõem a maior parte do quadro de funcionários. Alguém divulgou isso para os professores?

Mas vamos aprofundar mais os números e vejamos se mesmo com a queda do FPM, o município, o prefeito e seus aliados têm razão em fazer essa choradeira toda, tentando causar medo no funcionalismo e querer justificar a falta de vontade de fazer o carnaval com a queda na arrecadação.
Pela conversa do prefeito e seus aliados, Upanema deve ter perdidos mais de um milhão do ano passado para cá, não é verdade? Agora chutem quanto vocês acham que realmente Upanema perdeu. Para se chegar a esse dado, é preciso ser justo e computar toda a arrecadação do município e não uma só fonte. Juntando todas as fontes de arrecadação e diminuindo os débitos, em 2014 Upanema teve nesse mesmo período, um “lucro” de R$ 991.146,00. Em 2015, no mesmo período, Upanema teve um “lucro” de R$ 990.375,00. Ou seja, R$ 771,00 (setecentos e setenta e um reais) a menos na arrecadação de Upanema, pra uma choradeira que pra alguns parece mais de um milhão.

Agora, vem o principal. Nada, mas absolutamente nada desse dinheiro é usado para o carnaval, como eu já disse em outra postagem. Nem que tivesse caído um milhão, isso interferia na realização de um carnaval se o prefeito não tivesse outras prioridades. Portanto meus amigos, defender o indefensável é impossível.

Agora meu amigo pai de família, minha amiga dona de casa, é justo passar a informação somente do que lhe interessa ou é mais justo informar com dados verdadeiros e assim poder oferecer a oportunidade de tirar um conclusão justa a respeito do verdadeiro motivo do prefeito não fazer o carnaval? Já dizia um ex-prefeito: não faz porque não quer. Dinheiro tem!




20 de janeiro de 2015

Pegadinha do Malandro! Rááá

O programa eleitoral muitas vezes é ignorado pelos ouvintes e eleitores do Brasil inteiro. Mas, na verdade, o programa é uma ótima oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos e depois cobrar dos eleitos. Foi o que fez um cidadão ou cidadã de Upanema, que postou esse vídeo que está bombando na net. Ele mostra as propostas do então candidato Luiz Jairo para a área do turismo, tendo como principal bandeira a REVITALIZAÇÃO do carnaval. Pelo visto, o prefeito usou a palavra errada. O certo seria a EXTINÇÃO do carnaval. Veja:

video

19 de janeiro de 2015

Invente outra

A atual administração a cada dia me surpreende mais com a capacidade de imaginar que somos um povo abestalhado, sem conhecimento, que basta dizer o que eles querem que o povo engole. É claro que tem gente que engole mesmo, que pode dar uma surra todo dia que eles dizem que tá bom. Mas, ainda tem aqueles que buscam a verdade.

O prefeito alega esse ano que não vai fazer o carnaval para priorizar o pagamento da folha do funcionalismo. É uma ótima estratégia para ter o funcionalismo a seu favor, afinal, ninguém quer correr o risco de ter seu salário atrasado, não é verdade? Uma informação dessas cria um clima de insegurança, medo, apreensão. Na dúvida, é melhor não realizar o carnaval, pensa o funcionário. Mas, o problema é que o dinheiro para fazer o carnaval é retirado em quase ou em sua totalidade, dos Royalties. Para quem não sabe os recursos dos Royalties não podem ser utilizados para o pagamento do funcionalismo, ou seja, uma coisa não se mistura com a outra. Com o dinheiro dos Royalties o prefeito pode pagar combustível, pagar o aluguel de veículos, limpar fossas e se o prefeito quisesse também podia fazer o carnaval, mas pagar funcionário, não pode.


Portanto, se tem gente com medo de atraso, ou se tem gente que já está atrasado, pode culpar o prefeito mesmo, pois o carnaval não tem nada com o pagamento do funcionalismo. Morda aqui pra ver se sai leite. 

17 de janeiro de 2015

A prioridade é outra minha gente

Infelizmente o prefeito das taxas não me escutou galera. Anunciou que não vai ter carnaval pela segunda vez em três anos. Pelo segundo ano em três de administração o prefeito não vai realizar a nossa maior e mais tradicional festa popular. A desculpa é que ele vai dar prioridade ao pagamento do funcionalismo. Vai que cola!

O prefeito alega a crise, veja o que ele diz:

“No ano passado, a essa altura a prefeitura já tinha o dinheiro do carnaval guardado e por isso realizamos...”. Ok prefeito. Em 2013 ele alegou que pegou a prefeitura quebrada, aí não fez o carnaval. Botou culpa em Maristela. Segundo ele tá dizendo, mesmo pegando uma prefeitura quebrada na época, juntou, guardou e fez o carnaval de 2014. Aí, o prefeito esqueceu de dizer que em 2014 entrou R$ 2.303.483,97 a mais na conta da prefeitura. Quando ele pegou a prefeitura quebrada, ele soube juntar, guardar pra fazer o carnaval. Aí em 2014 que o município passou para o FPM 1.0, que teve o ISS da Delta, ele não soube juntar e guardar pra fazer o carnaval? Como assim prefeito?

Outra coisa que eu fico a me imaginar é se o prefeito foi pego de surpresa, se ninguém avisou, se ele não ler jornal ou blog e viu que a arrecadação do município ia cair esse ano. Será que não era pra ele ter um planejamento e ver que o carnaval de Upanema é um investimento, que movimenta a economia local e é aprovado pela maioria da população, portanto deveria ter se programado para tal momento? Não é assim que deve fazer um verdadeiro gestor não minha gente?

Será que se ele cortasse nas licitações de combustíveis, quando teve época que saltou de 900 mil no período de Maristela para 2 milhões em sua gestão? Será que se ele tivesse evitado alugar uma caminhonete blindada por 150 mil, contratado empresa de limpa fossa por outro valor absurdo, empresa terceirizada de aluguel de veículo, onde sozinha ganhou mais de 700 mil, tendo uma licitação de uma Van por 207 mil, onde o valor de uma nova fica em torno de 120 mil, será que não dava pra sobrar pro carnaval não senhor prefeito?


Pelo que vejo, a opinião de um ex-prefeito é a que vale: Não faz porque não quer. A prioridade é outra!