RADIO SABORES DA SERRA

31 de julho de 2007

Conferência da Assistência Social



Foi encerrada agora há pouco a III Conferência da Assistência Social do município de Upanema. O evento foi realizado pela Secretaria de Urbanismo e Ação Social (SUAS), que tem a frente à secretária Rivanda Bezerra. A festa começou com a recepção feita pela banda de música Ivaldete Basílio da Silva e em seguida foi apresentada uma peça teatral que mostrou rapidamente as ações desenvolvidas na SUAS. Logo após, palestrantes do quadro funcional da secretaria fizeram algumas explicações sobre as ações desenvolvidas em favor da população do município. Para abordar o tema da conferência, foram convidados a Assistente Social Irenice de Fátima da Silva e o Odontólogo que acumula a função de Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ricardo Alexandre. Depois, os presentes dividiram-se em grupos para apresentar propostas que serão levadas a conferencia estadual em Natal.

A festa contou com a presença de um grande público, representando os mais diversos segmentos da sociedade.



FONTE: ASCOM - PMU

Marmelada para prejudicar time de Upanema está sendo preparada

Atenção!

A Federação Norte-riograndense de Futebol sempre foi alvo de constantes denúncias de corrupção, desmantelo, armação e é claro que tudo isso gera uma falta de credibilidade tremenda para um órgão que se propõe a organizar o futebol Potiguar. A mais nova informação que temos a respeito da bagunça, pra não dizer outra coisa da federação, é que ontem o vice de futebol do Upanema F. C. Onildo Bezerra, recebeu um telefonema da federação perguntando se o jogo entre Upanema e Alecrim, válido pelas semifinais do campeonato sub-20, poderia ser antecipado para a sexta-feira “aqui em Upanema”. Onildo achou que o funcionário estava enganado, pois o jogo de ida – em todos os campeonatos que eu conheço - é na casa do time que teve pior campanha que o outro. Então Onildo disse que ele deveria está enganado, pois o jogo seria em Natal. Pra surpresa de todos, o funcionário disse que não. O Alecrim que terminou em terceiro na chave da capital tinha tido melhor campanha que o Upanema que terminou em primeiro no grupo do interior. Já pensou uma conversa dessas? Upanema ficou em primeiro no grupo do interior e, portanto tem a vantagem de jogar a segunda partida em casa e pelo empate com todos os adversários, exceto em caso de final contra o ABC que também obteve melhor campanha no grupo da capital. A explicação dele, é que mesmo o Alecrim ficando em terceiro na sua chave, ele obteve 14 pontos, contra 13 de Upanema. Mesmo que isso fosse critério – que não é – o grupo da capital tinha 7 participantes contra 6 do interior. Ou seja, as possibilidades de um time da capital fazer mais pontos são claras. Então como poderemos mensurar tal fato? Outro fato interessante é que o Vila Nova, clube da cidade de Guamaré (interior do estado) emprestou o nome do time para que uma equipe de João Câmara (também interior do estado) participasse do campeonato jogando pelo grupo da capital. Como explicar que um time do interior do estado participe de uma chave da capital? Qual o objetivo disso? Explicações com a federação.

O fato foi comunicado ao presidente do clube upanemense, prefeito Jorge Luiz, que já está agendando uma reunião amanhã com o presidente da federação para discutir o problema. O posicionamento da direção do clube é clara no sentido de não aceitar a mudança do regulamento em favor do clube da capital.

30 de julho de 2007

Chupacabras ataca em comunidade rural de Upanema

Vou logo dizendo que eu não acredito nessa conversa, mas... Vieram me dizer que um "chupacabras" anda aterrorizando os moradores e animais da comunidade de Cabeça do Boi, zona rural de Upanema. Disseram que o bicho andou botando os cachorros do sítio pra correr esta semana. Parece que teve um coitado de um cachorro que quase derrubava a porta da casa do dono atrás de entrar com medo do bicho. Pense num "muído" grande! Disseram ainda que um senhor que mora sozinho, quando escutou o ai, ai, ai dos cachorros, começou a se tremer todinho e quase bate a caçuleta. Foi preciso o filho ir dormir no outro dia com o senhor. Pra surpresa dele, o bicho apareceu de novo e o filho também não teve coragem de botar a cabeça fora pra ver o que danado era que tava botando os cachorros pra correr. Me disseram também que teve um rapaz que viu o dito cujo. Pela descrição do jovem, da metade do corpo pra cima, o bicho tem aparência de um bezerro e da cintura pra baixo é parecido com um porco. Ui!
Pois é. Aqui na cidade a gente sabe que quando começam com essas conversas é certo que tem gaia na parada. Não sei se na zona rural o negócio também já chegou. Pois diga!

Divulgação parcial da Lei que isenta o pagamento de taxa de inscrição em concurso público causa polêmica

Está causando uma certa polêmica a recomendação do Ministério Público de Upanema a respeito da lei de isenção de pagamento da taxa de inscrição para concursos públicos no município de Upanema. O problema é que na recomendação que está sendo divulgada pela rádio local, fala somente do Artigo 1º que diz: “isenta do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos municipais os desempregados e trabalhadores domiciliados no Município de Upanema que percebam até 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo e da outras providências”.


A divulgação de parte da lei está omitindo um dado importante que se segue no Parágrafo primeiro do mesmo artigo: “Para fazer jus a essa isenção o candidato desempregado terá que comprovar, mediante a apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e de uma declaração expedida pela Delegacia Regional do Trabalho, sobre sua situação empregatícia”.

Portanto, não basta chegar e dizer que é desempregado ou que recebe até 1,5 salário mínimo. É necessário a devida comprovação de tal afirmação.

O parágrafo segundo do mesmo artigo também está causando polêmica, pois alguns vereadores e populares estão questionando a constitucionalidade da lei. Veja o parágrafo na íntegra:

“ O trabalhador de que trata o caput deste artigo somente terá direito a isenção se tiver vinculo empregatício em empresa, entidade e instituição público ou privada, sediada ou em outro caso que seja lotado neste município e que o candidato tenha domicílio eleitoral no município de Upanema, mediante comprovação através de qualquer documento oficial e aceito como verdadeiro”.

Segundo fomos informados, a assessoria jurídica da Câmara já está movimentando-se para estudar uma forma de melhorar a lei, pois a isenção do pagamento da taxa somente para pessoas residentes em Upanema “poderá ser inconstitucional”, já que o concurso é público.

29 de julho de 2007

Upanema é goleado em casa

Como aconteceu em praticamente todos os jogos, a equipe de Upanema, aparentemente sem preparo físico, cansa no segundo tempo. Assim, Upanema cede o empate logo aos 26 minutos, com Carlos Mota. Aos 37 minutos Denílson vira para o Cruzeiro. Aos 40 minutos Upanema sofre mais um gol, Rodolfo faz 4x2 para o Cruzeiro. A equipe do Cruzeiro domina a partida, e aos 48 minutos da etapa final faz 5 x2, placar final.
Upanema ainda tem mais um compromisso pelo Campeonato Estadual da Segunda Divisão. Na próxima quarta-feira vai até a cidade de Currais Novos, apenas cumprir tabela contra o Potyguar.

FONTE: Upanema news

GOVERNO FEDERAL INVESTE QUASE 100 MIL REAIS NAS COMUNIDADES TAPERA E UMARI

22 dias após o recebimento dos projetos de investimento das comunidades Umari e Tapera, o Projeto Dom Hélder Câmara do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, aprovou, em tempo recorde, as propostas e enviou os convênios para serem assinados pelas Associações e co-financiador. As duas comunidades terão um prazo de seis meses para implantar os projetos de fortalecimento da criação de ovinos (no valor de aproximadamente 60 mil reais) e de construção da sede comunitária (no valor de aproximadamente 23 mil reais). Estiveram presentes na solenidade de assinatura dos convênios o Engenheiro Agrônomo do PDHC José Wilson Tavares, os/as técnicos/as da Terra Livre Manuela Tavares e Séliton Pimenta, o presidente do STR de Upanema Paulino Neto, o sindicalista Aysamaque, os presidentes das duas associações Joaquim Rocha e Valdécio Costa, o agricultor Severino Garcia que fez a doação do terreno para a construção da sede e quase todas as 50 famílias beneficiárias.

As lideranças locais destacaram o bom desempenho da assessoria técnica e o compromisso do atual Governo Federal com a agricultura familiar. “Para as comunidades de Tapera e Umari é muito gratificante receber projetos tão importantes que irá mudar a qualidade de vidas das famílias”, destacou Joaquim Rocha Filho.

Paulino Neto destacou a importância do PDHC para o município de Upanema, que hoje beneficia quase 500 famílias, e disse que STR local sente muito prazer em ser parceiro deste projeto.

Severino Garcia, agricultor e também beneficiário dos projetos, disse: “tenho o maior prazer de ajudar com a doação do terreno para a construção da sede e o Governo do presidente Lula tem sido muito importante para o pequeno agricultor, pois as ações deste Governo chegam nas comunidades e o povo agradece”.

As obras da sede começam no mês de agosto, foi formada uma comissão de agricultores para acompanhar a execução do projeto de ovinocultura, inclusive a compra de matrizes.



Matéria enviada pelo Agrônomo José Wilson Tavares

Upanema F. C. avança pras semifinais do campeonato estadual sub-20

De virada a equipe do Upanema F.C. venceu ontem o time do Vila Nova de João Câmara, em partida válida pelas quartas-de-final do campeonato estadual sub-20. O placar foi de 2x1. Upanema começou com duas chances claras de gol, mas infelizmente nossos atletas não souberam aproveitar as oportunidades. Como diz o velho ditado: Quem não faz, leva. Em uma cobrança de escanteio a zaga ficou parada e um jogador do Vila Nova cabeceou sozinho para fazer 1x0. Durante o primeiro tempo inteiro nosso time permaneceu apático. No intervalo, o técnico Vivi cobrou mais empenho dos atletas, pois se tratava de uma decisão. Deu resultado e, o time voltou mais aguerrido. Com um maior volume de jogo Upanema envolveu o adversário e num cruzamento do lateral Genário, o atacante Cledinaldo bateu forte de fora da área e marcou um golaço. O gol serviu para acalmar nossa equipe e deu mais ânimo para buscar a virada. Depois de um lançamento de Cabelo, o craque Lêdson driblou o goleiro e fez mais um golaço, decretando a vitória upanemense.

Agora o nosso time enfrentará a equipe do Alecrim. O primeiro jogo está para ser definido se será sexta ou sábado em Natal. O motivo é que o América que enfrentará o ABC na outra semifinal também está mandando seus jogos no Juvenal Lamartine, portanto ainda existe a indefinição da data do próximo jogo. Upanema ainda continua com a vantagem de jogar por resultados iguais, por ter feito melhor campanha do que o adversário.

27 de julho de 2007

Upanema joga por uma vaga na semifinal

Tudo pronto para o grande jogo de amanhã no estádio Freirão. Nossa equipe sub-20 fará o jogo da volta, valendo pelas quartas-de-final do campeonato estadual. Na partida de ida o time venceu o Vila Nova por 1x0 e poderá perder até pela mesma diferença de gols. A expectativa é de um bom público apoiando a equipe amanhã.

26 de julho de 2007

Conferência das Cidades

A Secretaria Municipal de Administração promoverá amanhã, a 3ª Conferência da Cidade de Upanema. A conferência é parte integrante do projeto desenvolvido pelo Ministério das Cidades que visa o debate entre a sociedade de cada município, buscando o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis de cada região do País. O evento será realizado na Câmara Municipal de Vereadores, as 08:00h, e contará com a presença de várias autoridades. O prefeito Jorge Luiz estará fazendo a abertura da solenidade.


FONTE: ASCOM - PMU

Rosalba no PP: Como ficará o quadro político de Upanema?

Depois da morte do deputado Nélio Dias – PP, o prefeito Jorge Luiz ficou mais uma vez órfão de um deputado federal. É inegável que Nélio Dias foi nos últimos anos um parceiro importante na administração do prefeito. Com sua morte, Jorge Luiz deverá nos próximos dias buscar um novo aliado em Brasília para angariar recursos para o município. Agora, a grande questão é quem deverá ser esse deputado. O mais provável é que o prefeito aguarde o desenrolar de quem será o novo presidente estadual do PP, ex-partido de Nélio. Comenta-se que o deputado Betinho Rosado – DEM poderá ser o nome a substituir Nélio também no Partido Progressista. Mas, pelo meu entender, essa possibilidade é muito remota, pois Betinho Rosado não arriscará seu mandato, já que ainda estamos naquela polêmica questão da fidelidade partidária. É mais provável a entrega do partido a um aliado de Betinho e que este não tenha mandato. Outra forte possibilidade é a senadora Rosalba Ciarlini – DEM assumir o comando do partido já vislumbrando sua candidatura ao governo do estado em 2010. Com Rosalba a questão da fidelidade não tem influência, pois o TSE entendeu que a infidelidade só é válida para os cargos proporcionais (vereador, deputado estadual e federal).


Se realmente acontecer essa mudança de cenário, como ficará o quadro municipal?


Na minha ínfima experiência política, mas atento observador do quadro político municipal observo que se a senadora Rosalba mudar de partido só quem será fortalecido é o grupo do prefeito Jorge Luiz. Ou seja, Jorge continuará com a aliança com Rosalba, que foi conquistada na campanha eleitoral e que agora terá como apoio em substituição a Nélio um aliado da senadora que é o deputado Betinho Rosado. Pra mim está claro isso. Outro fator importante é que Rosalba não é, até o momento, a candidata de Wilma ao governo. Sendo assim, quem está com Wilma não está com Rosalba.


Apesar de ter votado no deputado Betinho Rosado, grande parte do grupo oposicionista local não votou na senadora Rosalba nesta última eleição, mesmo que alguns digam o contrário. Sendo ela a candidata virtual ao governo, é evidente que a senadora irá priorizar aqueles que a apoiarão em 2010, é claro! Portanto, será uma decisão muito interessante para políticos da oposição que votaram só em Betinho ou nos dois (Betinho e Rosalba).


Comenta-se também o nome do prefeito de Parnamirim (sem partido) Agnelo Alves para assumir a presidência do partido, também buscando lançar o nome do seu filho, prefeito Carlos Eduardo – PSB, ao governo do estado. Outro forte nome é o do ex-senador Fenando Bezerra. O que se nota é que o PP está sendo visto como a menina de ouro da política estadual e com reflexos muito fortes na política municipal. Aguardemos, pois não sou dono da verdade.

Três palminhas e uma vainha

Achei interessante uma matéria na net onde diz que o presidente Lula foi vaiado em Alagoas. Outra notícia dava conta que alguns manifestantes estão programando uma sonora vainha no presidente hoje lá em Natal. Aí eu pergunto: Será que foi César Maia, prefeito da cidade do Rio de Janeiro - que a exemplo do que os petistas dizem foi ele quem pagou pra darem uma vaia em Lula na abertura do Pan - está bancando esse pessoal pra viajar o Brasil dando vaia em Lula? Ou será que o povo começa a acordar para os desmandos ocorridos no governo do nosso presidente? Relaxa e goza pessoal!

Pagamento do funcionalismo municipal começa amanhã

O secretário de Finanças do município, Gilvandro Fernandes informa o calendário de pagamento da prefeitura de Upanema no mês de julho. O secretário informou também que já cobrou do Banco do Brasil (Agência Campo Grande) o concerto da máquina do posto de auto-atendimento de Upanema. Segundo Gilvandro, provavelmente amanhã a máquina já estará a disposição dos clientes correntistas do banco, evitando assim o deslocamento do funcionalismo para outras cidades.

FUNCIONÁRIOS DE SECRETARIAS QUE TERÃO SALÁRIOS CREDITADOS NA CONTA AMANHÃ:

Administração, Gabinete, Agricultura, Finanças, Ação Social, Sec. de

Saúde (auxiliar de enfermagem da Unidade Mista e PSF), Agentes de saúde, Professores do EJA e educação infantil, FUNDEB 40%.

FUNCIONÁRIOS DE SECRETARIAS QUE TERÃO SALÁRIOS CREDITADOS NA CONTA SEGUNDA E TERÇA:

FUNDEB 60%, Secretaria de Obras, Educação, Saúde (Unidade Mista).



FONTE: ASCOM-PMU

25 de julho de 2007

Segundona tem novo líder

Hoje teve rodada do campeonato estadual da segunda divisão.
Upanema não jogou nesta rodada, mas tivemos os jogos: Parnarimim 0x4 Mossoró, Cruzeiro 2x0 Univap. Com esses resultados o time do Cruzeiro de Macaíba assume a liderança com 8 pontos em quatro jogos. Em segundo está o Mossoró com 7 pontos em quatro jogos. Em terceiro está o Potyguar de Currais Novos com 5 pontos em três jogos. Em quarto está a equipe do Univap com 4 pontos em 3 jogos. Em quinto está a nossa equipe com 1 ponto em 3 jogos. Com o mesmo número de pontos do nosso time está a equipe do Parnamirim, mas o adversário perde no saldo de gols.
O próximo compromisso de Upanema no campeonato estadual da segunda divisão é no domingo, aqui em Upanema, contra o líder do campeonato, o time do Cruzeiro.

Festa do PMDB

Fui informado por um dirigente do PMDB de Upanema, que em breve o partido estará fazendo mais uma festa de confraternização entre os filiados, a exemplo do que ocorreu no ano passado. O evento será dentro das festividades da convenção municipal do partido, que provavelmente será no próximo mês. O mesmo dirigente informou que as conversações sobre 2008 foram adiadas para depois da convenção. Portanto, as conversas que aparecerem até lá não terão muita credibilidade, assim me garantiu o dirigente.

Torcida deverá comparecer em bom número

Casa cheia. É assim que a diretoria do Upanema F.C. espera que o estádio Freirão esteja no próximo sábado contra a equipe do Vila Nova em partida válida pelas quartas-de-final do campeonato estadual sub-20. Depois do bom resultado conquistado no último sábado, Upanema poderá perder até por um a zero que estará classificado. Mas, o técnico Vivi, garante que o time irá buscar a vitória desde o início.

Concurso

Alguns populares vieram dizer que são contrários a inscrição para o concurso da Câmara ser feita somente via- internet. Segundo um deles me falou, o ideal era que também tivéssemos um posto de atendimento aqui em Upanema. Taí uma sugestão para o presidente da casa, vereador Nonato Garcia.

23 de julho de 2007

Quem é o representante da governadora?

Os filhos de caindinha vieram me dizer que os “representantes locais da governadora” não gostaram nadinha dessa conversa de Nonato Garcia ter conseguido trazer o secretário adjunto de educação ao município para tentar dar mais agilidade a conclusão do Calazans. Foi uma grande demonstração de força e interesse em resolver de fato os problemas do nosso município. Digam o que quiserem, mas Nonato agiu, não ficou só falando não! A verdade dói, mas é verdade. Na entrevista a 104 FM o secretário fez questão de destacar o empenho de Nonato.

É... De uma coisa eu tenho certeza, Nonato sabe fazer política como poucos, quem sabe não está na hora de alguém aprender?

Confusão

Muito tem se falado sobre uma confusão antes do jogo Upanema x Univap (Apodi). Segundo fui informado e pelo que observei em alguns sites, a imprensa apodiense não está poupando a direção da rádio Liberdade FM e os dirigentes do Upanema F.C. pelo fato da rádio AM Vale do Apodi não ter transmitido o jogo de ontem, válido pela 3ª rodada do campeonato estadual da segunda divisão de futebol. O fato eu não pude presenciar, mas pelo que me informou o diretor de programação da 104 FM, Júlio César, durante a semana, ele recebeu uma ligação do diretor esportivo da rádio Vale do Apodi, perguntando se poderiam entrar em cadeia com a nossa rádio. Júlio César disse que sim, pois já tinha feito isso no jogo contra o Mossoró, juntamente com a rádio Rural. Júlio César disse que quando o diretor da rádio apodiense chegou, disse que dava certo a parceria, só que o locutor, o comentarista e um repórter teriam que ser da rádio Vale do Apodi. Ou seja, só ficaria um repórter da rádio 104 nessa “parceria”. Para Júlio César, isso seria impossível, pois a 104 FM tem grandes profissionais nessa área e não iria fazer esse tipo de parceria. Júlio César então propôs que um comentarista e um repórter da rádio apodiense fizessem a transmissão junto com Tarcísio (locutor), Jair (comentarista) e Fabiano Jr. (repórter), mas a direção da rádio não aceitou e disse que ia instalar os equipamentos próprios para transmitir o jogo. O problema é que o transmissor da Vale do Apodi interferia no da FM 104 e impedia que a nossa FM permanecesse no ar. A confusão começou aí, pois nossos colegas não queriam desligar os equipamentos. Foi preciso o auxílio da PM para que os radialistas desligassem os equipamentos. Mas, antes de desligarem os colegas apodienses deram um show de falta de educação, ética e profissionalismo quando desceram a lenha nos nossos profissionais, chamando de palhaço e dizendo que a FM 104 era uma rádio de fundo de quintal. Que vergonha! Palhaço eu sei que a nossa rádio não tem. E com relação a ela ser de fundo de quintal, é verdade. Ela funciona no fundo de um quintal de uma casa, na Rua Luiz Lino. Mas, tem sede própria, tem uma associação com CNPJ, tem excelentes profissionais, tem uma boa programação, foi uma das primeiras FM´s comunitárias do estado a ser legalizada, já transmitiu jogos em Natal, Mossoró, Açú, Guamaré, Alto do Rodrigues, Parnamirim e nunca foi preciso entrar em cadeia com outras rádios nem interferir nas mesmas, além disso, tenho certeza que no dia que for preciso entrar em cadeia com outras parceiras, teremos educação e respeito com os profissionais locais. Digo isso sem ter medo de errar, pois já trabalhei na mesma e conheço o trabalho do pessoal. Júlio César fez questão de dizer que até o momento em que a nossa rádio não estava tendo a interferência da rádio apodiense não tinha nenhum problema, inclusive foi proposto a parceria com os companheiros da cidade vizinha, mas infelizmente não houve consenso. Que pena. Ninguém ganhou com isso!

Prefeito recebe autoridades em seu gabinete

O dia hoje foi bastante movimentado na Prefeitura de Upanema. O prefeito Jorge Luiz recebeu em seu gabinete, o deputado estadual Dr. Leonardo Nogueira – DEM. A visita, segundo o próprio deputado informou, faz parte da sua forma de exercer o mandato de deputado estadual, ou seja, ouvindo as lideranças e o povo das cidades do estado. O deputado chegou por volta das 08:30h e aproveitou para tomar café no mercado público ao lado de populares. Acompanhou o deputado nessa visita, lideranças políticas que o apoiaram no período da campanha eleitoral como: Ex-vereadora Rita Tavares e seu esposo Assis, Januário Bezerra e Ferrari Bazílio. Também prestigiaram a reunião os secretários municipais Luiz Gonzaga Gondim, Antonio Nicácio, Rivaldo Gondim, Elzimar Carvalho, Gilvandro Fernandez, Conceição Lins, além do ex-vereador Clécio Azevedo e do diretor geral da FM 104,9 Céliton Luiz.


Na reunião o deputado perguntou as lideranças e ao prefeito quais as principais reivindicações da população do município. Para o prefeito Jorge Luiz, a segurança, a construção da BR 110 e a instalação de uma torre de celular no município, se apresentam com destaque entre os anseios da população de Upanema. O deputado Leonardo Nogueira se comprometeu a tentar viabilizar junto aos órgãos competentes a execução das ações apresentadas pelo prefeito Jorge Luiz. Outro ponto abordado na reunião foi a instalação de dessalinizadores em comunidades rurais do município onde a água é impróprio para o consumo humano.


Ao final da reunião, o deputado concedeu entrevista à rádio Liberdade FM, onde além de falar dos assuntos abordados na reunião com as lideranças políticas, também comentou sobre o cenário político estadual. Leonardo Nogueira fez questão de ressaltar que a parceria entre o PMDB e o DEM continua muito bem e a tendência é a repetição da coligação em 2008, apesar de em alguns municípios a aliança poderá não ocorrer, destacou o deputado. A entrevista foi muito bem conduzida pelo radialista Fabiano Jr.


O prefeito Jorge Luiz também falou aos ouvintes da 104 e aproveitou para parabenizar o deputado Leonardo Nogueira pela forma de exercer seu mandato ouvindo o povo. Jorge disse que essa é uma boa maneira de desempenhar o papel de deputado, pois quem escuta o povo está no caminho correto.


Durante a entrevista, o prefeito Jorge Luiz convidou o Secretário Estadual Adjunto de Educação, Marinho Azevedo, para também participar da entrevista. Marinho estava presente ao município a convite do presidente da Câmara de Vereadores, Nonato Garcia - PSB. O objetivo da visita era observar o andamento das obras de construção do colégio Calazans Freire, que andam lentamente. O secretário adjunto ouviu do prefeito Jorge Luiz a cobrança para liberação da obra, já que os alunos e professores do Calazans aguardam a bastante tempo pela conclusão do prédio. Prédio esse, que foi doado ao estado pela administração do prefeito Jorge Luiz a mais de 5 anos. O secretário parabenizou o prefeito pela iniciativa de doação do terreno e disse que não podia ainda divulgar a data de inauguração, mas logo que se conclua a obra será feita a liberação do prédio para o funcionamento da escola.


O vereador Nonato Garcia, em sua fala, fez questão de dizer que o secretário estava visitando Upanema, depois de que o mesmo juntamente com a vereadora Adelcina Barbosa e os diretores dos colégios estaduais fizeram uma visita a secretaria em Natal. Nonato parabenizou o secretário, pois ele cumpriu com a promessa de visitar pessoalmente a obra do Calazans está semana. Nonato também solicitou do secretário adjunto, a agilidade na conclusão do Calazans e aproveitou também para pedir que seja feita a efetivação de professores para algumas matérias que não possuem ainda os titulares. O secretário enfatizou que devido ao limite prudencial de gastos do governo estadual, será muito difícil chamar novos professores ainda este ano, mas o governo já esta ciente da situação. No final da entrevista, Marinho Azevedo também destacou que será feita ainda este ano, uma reforma no colégio Alfredo Simoneti, como também está sendo viabilizada a instalação de um laboratório de informática na escola. O pedido tinha sido feito pela diretora da escola, professora Socorro Targino, que também estava presente juntamente com os diretores do Calazans, Edgar e Júnior. Para encerrar, o prefeito Jorge Luiz cobrou do secretário a renovação da parceria entre a prefeitura e o governo do estado, no transporte escolar dos alunos da rede estadual. Segundo o prefeito, até hoje, o governo do estado ainda não sinalizou com a renovação. O secretário ficou de analisar a situação e prometeu respostas o mais breve possível.


Para Jorge Luiz, a visita das autoridades serviu para mostrar que seu trabalho é voltado para o povo, independente de qual partido pertença às pessoas que querem ajudar o município. Estamos abertos ao diálogo com todos os que querem o bem do nosso povo, enfatizou o prefeito.


FONTE: ASCOM - PMU

22 de julho de 2007

O tabú continua

Upanema continua com o tabú de não vencer em casa, com o time principal. Mais uma vez fomos derrotados jogando em nossos domínios. Dessa vez foi o Univap (Apodi) que venceu pelo placar de 3x1. Agora a vaga para segunda divisão fica praticamente impossível. Resta torcer para os garotos do sub-20 que jogam no próximo sábado contra a equipe do Vila Nova. Upanema poderá perder por até um gol de diferença, pois venceu ontem o mesmo time pelo placar de 1x0. O time do sub-20 está nas graças da torcida e a promessa é de casa cheia sábado no Freirão. Se passar pelo Vila Nova, Upanema enfrentará nas semi-finais o vencedor do jogo Guamaré x Alecrim. No primeiro jogo, o Alecrim venceu por 2x0 o adversário.

20 de julho de 2007

Fiscalização do IPEM provoca fechamento de algumas lojas na cidade

O comércio de Upanema teve visitantes inesperados hoje pela manhã. Tratava-se de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM – RN) que efetuaram a fiscalização de produtos no comércio local. Segundo informações, depois que a notícia de que os fiscais estavam na cidade se espalhou, grande parte dos comerciantes locais efetuou o fechamento das lojas, com medo de perderem algum produto. Pelo que comentavam, os fiscais apreenderam alguns produtos que continham irregularidades num comércio da cidade.

Teve gente achando ruim a fiscalização. Quem não deve não teme!

Igreja promete grande festa para comemorar a instalação da Área Pastoral de Upanema

A comunidade Católica de Upanema está em festa. Foi anunciada pela Diocese de Mossoró para o dia 31/08/2007 a instalação da Área Pastoral de Upanema. Esse é o primeiro passo para que Upanema passe a ser Paróquia. O anúncio será feito dentro das festividades da Semana Missionária que acontecerá de 26/08 a 02/09/2007. A festa contará com a presença várias autoridades, municipais, estaduais, federais e eclesiásticas. Está programado para a festa a realização de uma carreata de filhos ausentes de Upanema, com saída da cidade de Mossoró, além de caravanas de municípios vizinhos como Campo Grande, Janduís, Triunfo, Paraú entre outros. Um dos pontos altos da festa será a do Padre e cantor João Carlos, de Recife, que virá com uma grande estrutura através de sua carreta-palco, com som e luz. O show será realizado no dia do anúncio da instalação da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição. Segundo informou-nos a assessoria de imprensa da Igreja Católica local, o evento será um grande marco na vida da comunidade Católica de Upanema, pois representará a conquista de uma vitória e o crescimento da religião no município.

Royalties mantém média alta de arrecadação

Foi depositado hoje na conta da Prefeitura de Upanema, o repasse dos royalties pagos pela Petrobrás ao município, referente a exploração de gás e petróleo. Em relação ao mês anterior houve uma queda, mas ainda continuamos com uma boa média de arrecadação em relação ao ano anterior. No total, Upanema recebeu este mês, o valor de R$ 203.535,45.

Nonato Garcia se reúne com secretário adjunto de educação

O presidente da Câmara Municipal, vereador Nonato Garcia, agendou para ontem uma audiência com a Secretária de Educação do Estado. Participaram a vereadora Adelcina Barbosa, o Diretor da escola Calazans Freire e a Diretora da escola Alfredo Simonetti. Na pauta de reivindicações, uma série de medidas visando à melhoria da educação em nossa cidade. O diretor do Calazans levou cinco ofícios solicitando cadeiras, os quadros para o novo colégio, além de sua rápida inauguração. Todos os pedidos foram aceitos e resolvidos na mesma hora. Já a diretora do Alfredo Simonetti levou um ofício solicitando uma pequena reforma na escola. O secretário pediu um orçamento sobre os gastos para poder liberar. Mesmo assim, o secretário prometeu passar aqui em Upanema segunda-feira, onde vai receber o orçamento e ver a situação do novo prédio do Calazans Freire.
Nonato destacou que a reunião foi muito importante, pois, praticamente todas as reivindicações foram aceitas e resolvidas, sem falar na amizade feita com o Secretário Adjunto, visto que, este deixou claro que as portas da Secretaria estão sempre abertas para resolver nossos problemas referentes à educação.

FONTE: Upanema News

19 de julho de 2007

Boletim confirma morte cerebral de Nélio Dias

Divulgado o boletim sobre o estado de saúde do deputado Nélio Dias:

O Deputado Federal Nélio Dias, 62 anos, teve decretado o estado de morte encefálica às 16h30 do 19 de julho de 2007, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, onde está internado desde 10 de julho.

O diagnóstico foi dado pela equipe de Neurocirurgia do Hospital Sírio-Libanês.

Dr. Riad Younes Dr. Antonio Lira

Diretor Clínico Diretor Técnico Hospitalar


FONTE: Blog de Thaisa Galvão

Upanema consegue empate com sabor de derrota

Upanema enfrentou mais um adversário pelo campeonato estadual de futebol da segunda divisão. O Parnamirim foi o adversário da vez. O jogo foi realizado na casa do adversário, mas no primeiro tempo nosso time não sentiu a pressão e manteve um bom volume de jogo, resultando no gol de João Carlos em uma cobrança de falta. Depois do gol, nosso time mais uma vez caiu de produção, dando ao adversário a oportunidade de empatar. Terminado o primeiro tempo, o técnico Vivi cobrou mais empenho e dedicação aos jogadores, pois o adversário não tinha apresentado um futebol que colocasse em perigo nosso time. Mas não foi isso que aconteceu logo no início do segundo tempo. O Parnamirim dominou a primeira parte do segundo tempo e aproveitou uma oportunidade para virar o jogo. Daí pra frente Upanema passou a jogar de forma desordenada em busca do gol. Com a entrada de Genário e Jackson o time melhora um pouco, mas ainda insuficiente para o que o time precisava. Depois de uma expulsão de Jackson “arranjada” pelo árbitro da partida, o técnico Vivi coloca o atacante Giliarde no lugar de Souza e o time parte com tudo pra cima do adversário. Sem medo, Giliarde cria as melhores chances do time no segundo tempo. Com isso, foi recompensado com um belo gol no finalzinho do jogo, trazendo o primeiro ponto para nossa equipe. O empate que pode parecer um bom resultado por ter sido fora de casa, não justifica a grande oportunidade de ter conseguido uma vitória diante da equipe de Parnamirim, que não demonstrou um grande futebol na partida de ontem.

Mesmo com o empate, a rodada favoreceu nossa equipe, pois os nossos adversários também empataram. Mossoró x Cruzeiro, Potyguar x Apodi ficaram no zero a zero. Com esses resultados o time do Mossoró continua na liderança com 4 pontos, seguido de Cruzeiro e Potyguar com 2. Depois temos as equipes de Parnarmirim, Apodi e Upanema, respectivamente com 1 ponto.

O próximo desafio da nossa equipe pelo campeonato da segunda divisão é contra o time do Univap, aqui em Upanema no próximo domingo. A vitória é fundamental para as pretensões da equipe local.

Prefeito Jorge Luiz e o Comandante Elias Cândido mostram soluções

Basicamente, nesta audiência foram expostos os problemas que todos conhecem: aumento nos índices de criminalidade, a exemplo de furtos, roubos, uso de drogas e até assassinato. Diferentemente de outras audiências, nesta foram encontradas soluções em curto prazo. O Comandante Elias Cândido afirmou que está enviando mais três policiais para nossa cidade. Com relação a investimento a médio e longo prazo está à questão da viatura e a transformação de Upanema em Pelotão.
Jorge Luiz encerrou os inscritos e afirmou que, apesar das dificuldades, vai retornar a parceria com o policiamento, contribuindo com combustível para a viatura, peças, concerto etc.

FONTE: Upanema News

Luis Jairo critica administração municipal

Luis Jairo, inscrito para falar, usou da palavra e alfinetou a administração pública municipal, no tocante ao cancelamento da parceria que esta tinha com o Estado, para auxiliar o trabalho dos policiais de nossa cidade. Este ponto também foi citado pelo Delegado J. Pereira.

FONTE: Upanema News

Vereador Valério Augusto abandona Audiência Pública

O vereador Valério Augusto, após ultrapassar os cinco minutos estipulados para cada orador, abandonou a sessão após o presidente Nonato Garcia pedir para concluir sua fala.

FONTE: Upanema News

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU A SITUAÇÃO DA SEGURANÇA DE NOSSA CIDADE

Acontece na manhã desta quarta-feira na Câmara Municipal de Vereadores, uma Audiência Pública visando discutir os problemas de Segurança Pública existentes em Upanema.
Estiveram presentes para discutir o problema, além dos vereadores, o prefeito Jorge Luiz, o vice-prefeito Antonio Targino, Cel. Elias Cândido, comandante do 2º Batalhão de Polícia de Mossoró, o delegado de Upanema, Sargento J. Pereira, delegado Regional da Polícia civil, Renato Batista, secretários municipais, Rivanda Bezerra, Rivaldo Gondim, Gilvandro Fernandes e Elzimar Carvalho, chefe da Emater local, Luiz Jairo, além de um grande número de populares.
A Audiência foi aberta pelo Vereador Presidente da Câmara, Nonato Garcia, que após as apresentações, passou a palavra ao Delegado J. Pereira. Este fez uma explanação sobre os problemas enfrentados para desenvolver seu trabalho em Upanema, como por exemplo, o reduzido efetivo (apenas dois policiais), falta um escrivão, apenas 5 litros diários para fazer rondas com a viatura, e as precárias condições da mesma.
A partir deste momento, cada vereador se manifestou com sua opinião e perguntas sobre o tema.

FONTE: Upanema News

17 de julho de 2007

Upanema tem horário de jogo antecipado

A Federação Norte-riograndense de Futebol antecipou em cima da hora o jogo envolvendo as equipes de Upanema e Parnamirim, pela segunda rodada do campeonato estadual de futebol (segunda divisão). O jogo estava previsto para as 20:30h de amanhã, mas agora a tarde a FNF mandou um fax para nosso clube informando que o jogo seria as 15:30h. O motivo, segundo apuramos, é que o estádio onde será realizado o jogo não possui iluminação. Prefiro não acreditar que eles tenham cometido o absurdo de marcar um jogo a noite sem nem saber se o estádio tem iluminação. Seria demás!

Família de Nélio está mais animada

A família do deputado Nélio Dias (PP) está mais animada com as últimas informações passadas pela equipe médica.

De acordo com os exames mais recentes, o cérebro e o coração do parlamentar não apresentaram seqüelas significantes.

Nélio está em coma induzido no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Seu estado ainda é considerado grave. Faz uma semana que o deputado sofreu uma parada cardíaca e um aneurisma.

16 de julho de 2007

0x0

A 1ª rodada do campeonato estadual da segunda divisão teve além da derrota de Upanema frente ao MEC, um empate em 0x0 entre as equipes do Cruzeiro (Macaíba) e o Potyguar (Currais Novos).

Correio Braziliense diz que PEC de João Maia já tem 142 assinaturas

Segundo reportagem do Correio Braziliense deste domingo, com repercussão do repórter Lúcio Lambranho, no site Congresso em Foco, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para aumentar mandatos de vereador a presidente para cinco anos, acabar com a reeleição e concentrar as eleições em um único ano, precisa de apenas 29 assinaturas para começar a tramitar na Câmara.

A reportagem revela que essa mesma PEC, de autoria do deputado João Maia (PR-RN), já possui 142 assinaturas e que a costura para aprovação está sendo feita pelo líder do PR, Luciano Castro (RR).

"Até a última sexta-feira, 142 deputados a haviam subscrito. Se outros 29 os acompanharem — chegando ao cabalístico número de 171 co-autores requeridos para dar vida a uma PEC —, ela passará a existir oficialmente e começará a tramitar", explica a matéria do repórter Ugo Braga.


FONTE: Blog de Thaiza Galvão

PROJETO JUVENTUDE RURAL VAI BENEFICIAR JOVENS DO MEIO RURAL E UPANEMA É CONTEMPLADO

No último dia 10 de julho, no município de Governador Dix-Sept Rosado, aconteceu oficialmente o lançamento do Projeto JUVENTUDE RURAL, que é uma parceria da PETROBRAS/Projeto Dom Hélder Câmara/CEACRU (Ong Do município de Governador Dix-Sept Rosado). Este Projeto é voltado exclusivamente para jovens do meio rural e visa contribuir com a permanência do jovem no campo. 720 jovens de 10 municípios, entre eles Upanema, serão capacitados em produção de hortas e fruteiras orgânicas e receberam também a infra-estrutura completa para iniciar a produção. Serão implantadas 28 hortas orgânicas e 08 barragens subterrâneas nos 10 municípios.

Em Upanema serão beneficiados 04 grupos de jovens, sendo que nesta primeira etapa estão sendo beneficiados os grupos de Piracicaba e Tapera/Umari.

O projeto que tem um valor total de mais R$ 600 mil reais foi aprovado na Seleção Pública do Programa Petrobrás Fome Zero 2006, quando concorreu com mais de 4.500 projetos de todo o país, tendo sido aprovado juntamente com outros 75 projetos.

A responsabilidade técnica da elaboração do projeto coube ao Engenheiro Agrônomo do PDHC, José Wilson Tavares, com o apoio das parceiras. Em Upanema a implantação destes projetos caberá a Cooperativa Terra Livre e ao Núcleo Sertão Verde, entidades Parceiras do Projeto Dom Hélder Câmara.

No evento de lançamento estiveram presentes representantes de todos os grupos de jovens que serão beneficiados. A comitiva de Upanema recebeu apoio da Prefeitura Municipal para participar do lançamento.



Matéria enviada pelo Agrônomo José Wilson Tavares

UFC: Vitória e derrota


Disputando duas competições ao mesmo tempo, a equipe de Upanema contabilizou uma vitória e uma derrota neste final de semana. No sábado, em partida válida pelo campeonato estadual sub-20, nosso time venceu o Alto do Rodrigues pelo placar de 2x1 e terminou a primeira fase do campeonato em primeiro lugar no grupo do interior com 13 pontos. Upanema saiu na frente com um gol do atacante “Farofa”, aproveitando um rebote do goleiro, depois de uma falta cobrada por João Carlos. No segundo tempo, a equipe do Alto do Rodrigues empatou com Tarcisio. Quando tudo parecia caminhar para o empate, o meia Lêdson faz uma jogada de craque e deixa quatro adversários para trás e bate para o fundo dos barbantes, fazendo Upanema 2x1. Daí pra frente foi só administrar o resultado. Agora Upanema enfrentará no próximo sábado, a equipe do Vila Nova (João Câmara) no estádio Juvenal Lamartine, em Natal. Serão dois jogos (ida e volta). Por ter terminado em primeiro Upanema joga com a vantagem de dois resultados iguais para avançar para as semi-finais da competição.


Ontem nosso time estreou com derrota no estádio Freirão para a equipe do Mossoró Esporte Clube (MEC). Apesar de ter jogado bem, a equipe tomou dois gols no primeiro tempo e não teve força suficiente para buscar o resultado no segundo tempo. Os gols do MEC foram marcados pelo atacante Paulo Júnior. O time de Upanema sentiu claramente a falta do atacante Cledinaldo, que tinha jogado no sábado contra o Alto do Rodrigues e não podia participar da partida contra o MEC. Agora, nosso time vai com força máxima enfrentar o Parnamirim, na casa do adversário, na próxima quarta-feira as 20:30h.

13 de julho de 2007

Presidente da Câmara divulgará prestação de contas do 1º semestre

O presidente da Câmara, vereador Nonato Garcia – PSB está programando a divulgação da prestação de contas dos primeiros seis meses de sua gestão. Segundo o presidente, este é um compromisso assumido com todos os vereadores quando o mesmo lançou-se candidato a presidência da casa. Além da divulgação em todos os meios de comunicação locais (rádio, jornal e blogs), a prestação de contas também ficará a disposição dos vereadores durante dois dias na sala de cada um dos edis. “A transparência com o dinheiro da casa foi sempre uma de nossas bandeiras, e é por isso que estamos cumprindo com o que assumimos”, afirmou o presidente.

11 de julho de 2007

Técnico da Segundona ameaçado de morte

O técnico do Univapi de Apodi , Francisco Diá disse na rádio Globo que está sendo ameaçado de morte , e que o caso foi parar na Polícia . O treinador disse que não sabe os motivos das ameaças , mas por via das dúvidas está em Natal e somente voltará para Apodi se a direção do clube e a Polícia garantir a sua integridade .

No time do Univapi estão jogadores experientes e conhecidos no futebol potiguar , como o goleiro Jeová , Paulo Rossi , os alas Rogério e Renatinho , Juliano , Bebeto , Josué , Binha e Damião , que depois de disputar o Estadual pelo São Gonçalo e ser pivô de uma demanda que foi parar no STJD , foi para o Fernandópolis disputar o Paulista , e marcou seis gols .


FONTE: Rádio Globo (Natal)

Nélio apresenta melhoras e sai do coma profundo

O deputado Nélio Dias (PP) apresentou melhoras durante a madrugada. Segundo informações dos médicos passadas à família, o parlamentar saiu do coma profundo ao movimentar mãos e pés.

Como está ligado a aparelhos na UTI, Nélio Dias foi sedado e passou para um quadro de coma induzido.

As próximas 72 horas são críticas para o deputado que sofreu uma parada cardíaca e um aneurisma cerebral na tarde de ontem.

Os médicos ainda não sabem afirmar se Nélio Dias apresentará seqüelas do aneurisma sofrido. A equipe do Hospital Sírio Libanês só terá uma avaliação precisa dentro de dez dias.

FONTE: Blog do Diógenes

Wilma não trai

E a greve dos professores do estado heim?


É no mínimo duvidosa essa greve, pelo menos pra mim. Longe de defender a governadora, até agora ela me deu poucos motivos pra isso. Agora, como é que os professores fazem greve para reivindicar uma coisa que a governadora diz em nota publicada nas TV´s do estado, que já fez? Ora meus amigos, alguém está mentindo nessa história! Na notinha, a governadora diz com letras e números que atendeu a todas as reivindicações da categoria. Será que a governadora está mentindo? Não quero acreditar que ela ia fazer isso com os professores, a sua classe, que na campanha iludiram-se, quer dizer, acreditaram nela. A governadora Wilma não tem esse perfil de traidora não gente. Ela é mulher de cumprir com seus compromissos sim. Numca ouvi falar de casos de traição por parte da governadora. Deve ter alguma coisa errada nessa greve, pois a maioria dos professores na época da campanha botou Wilma do Céu pra dentro, e agora em pouco tempo a mulher não fez nada, não cumpriu com os compromissos, como é que pode?


Se tem uma coisa que a governadora tem, é pulso firme. Outra classe que acreditou na governadora e depois veio com a mesma conversa foi a Polícia. Aí a governadora, com toda sua paciência, benevolência e reconhecimento com a categoria que votou nela, mandou prender os mesmos. Agora, na mesma nota que divulga na TV, Wilma diz com todas as letras que quem não estiver em sala de aula vai ter seu enorme salário descontado. Alguém duvida?

Saúde de Nélio Dias é preocupante

Segundo informa a imprensa do estado, a saúde do deputado Nélio Dias – PP está muito grave. O mesmo se encontra em estado de coma, depois de ter sofrido uma parada cardio-respiratória, quando fazia uma sessão de radioterapia para combater os efeitos de um câncer de pulmão. O quadro é grave e os médicos não têm tantas esperanças de melhoras para o deputado. Em caso de morte do deputado (o que esperamos que não aconteça) o primeiro suplente da coligação será o deputado Betinho Rosado – DEM.

10 de julho de 2007

Miluir e Edinho deixam o MEC e são substituídos por Ananias e Valterlúcio

As mudanças continuam no Mossoró Esporte Clube, MEC, que depois de perder alguns dos seus principais jogadores, também ficou sem a sua comissão técnica. O treinador Miluir Macedo e o seu assistente Edinho Cardoso estão indo trabalhar nos Emirados Árabes, e a partida amistosa de domingo, em Felipe Guerra, foi a última da equipe, comandada pela dupla campeã estadual de 2004.

Sem tempo a perder, já que o time estréia no Campeonato Estadual da 2ª divisão, no próximo final de semana, ontem mesmo foi anunciado o novo comando. Assume o posto de treinador, o professor Manoel Ananias, que traz junto para a preparação física, Valterlúcio Leal. Porém, Valterlúcio ainda é dúvida se irá fazer parte da comissão técnica, pois também existe a possibilidade do profissional seguir com Miluir e Edinho para os Emirados Árabes.

AMISTOSO

No último amistoso antes da estréia no estadual, a equipe do MEC voltou a apresentar um bom futebol e deixou o campo vitorioso. Venceu a seleção de Felipe Guerra por 3 a 1, gols de Paulo Júnior, Eduardo e Franklin. A baixa do jogo foi a contusão no joelho do jogador Eduardo, uma das principais peças do meio de campo do "Dragão do Oeste", e é desfalque confirmado para a partida contra Upanema.

FONTE: Jornal O Mossoroense

Município realizará conferência da cidade

Após a realização das reuniões com os prefeitos e representantes dos municípios para organização da 3ª Conferência das Cidades do Rio Grande do Norte, trinta Prefeituras já definiram data para as Conferências Municipais. O tema abordado durante o evento será Desenvolvimento Urbano com participação popular e justiça social, discutido com mais de 500 delegados escolhidos durante as Conferências Municipais que estarão reunidos em Natal.

O evento será realizado no próximo dia 27/07, no Clube Municipal. - setembro.

Segundo o presidente da 3ª Conferência Estadual, secretário Ruy Pereira, a Prefeitura que realiza sua conferência está se credenciando a receber recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), destinados à construção de moradias, abastecimento de água, coleta de esgotos e lixo. 30 municípios do Rio Grande do Norte já agendaram suas conferências. Em Upanema o evento será realizado no próximo dia 27/07, no Clube Municipal, das 7:30h às 13:00h. Segundo o secretário de Administração do município, Luiz Gonzaga Gondim, ainda falta confirmar os palestrantes.

FONTE: Jornal de Upanema

Eleições 2008

O TSE já definiu a data para as eleições municipais 2008. A data será o dia 05 de outubro. Portanto, os interessados já estão sabendo o dia da derrota ou vitória.

9 de julho de 2007

Upanema está classificado para próxima fase do sub-20


Com os resultados da penúltima rodada, a equipe de Upanema já está classificada para segunda fase do campeonato estadual sub-20. O empate em 2x2 entre as equipes do Alto do Rodrigues e Potiguar (Mossoró) serviu para garantir nossa equipe na próxima fase, com uma rodada de antecedência. Mesmo perdendo por dois gols de diferença na partida contra o Alto do Rodrigues no próximo sábado, Upanema ainda será o primeiro do grupo do interior. Ser o primeiro do grupo é importante, pois na próxima fase enfrentará o quarto colocado do grupo da capital e jogará o segundo jogo em casa.

RESULTADOS DA 5ª RODADA

UPANEMA 4X3 BARAÚNAS

POTIGUAR - M 2X2 ALTO DO RODRIGUES

GUAMARÉ 3X0 MACAU

6ª RODADA

ALTO DO RODRIGUES X UPANEMA

BARAÚNAS X POTIGUAR - M

MACAU X ASSU

8 de julho de 2007

Homem é assassinado na Av. Manoel Gonçalves

Um crime violento aconteceu ontem à noite na cidade de Upanema. Um popular conhecido por “Ninja”, natural de Triunfo Potiguar, foi assassinado com vários tiros de revólver. O crime aconteceu na Av. Manoel Gonçalves, onde a vítima residia. O fato ocorreu por volta das 23:40h e segundo a polícia, o motivo estaria ligado ao consumo de drogas. Depois de ter sido alvejado próximo de sua residência, a vítima ainda chegou a correr alguns metros antes de cair próximo a lanchonete Luxemburgo Lanches. Mesmo tendo sido presenciado por alguns populares, até o momento a polícia não tem pistas do assassino.

Amistoso adiado

O jogo amistoso que estava marcado para hoje a tarde no estádio Freirão, entre as equipes de Upanema (time principal) e a equipe do Otoni (Baraúna) foi cancelada. O motivo teria sido a morte da mãe de um dos jogadores da equipe adversária. Portanto, nosso time ficará mais um final de semana sem adversário, prejudicando assim a preparação para o jogo de estréia campeonato estadual da segunda divisão no próximo domingo, dia 15 de julho, contra o Mossoró Esporte Clube (MEC).

Upanema receberá o projeto Cinema BR em Movimento

Recebemos e-mail do nosso conterrâneo Tiago Canuto, que trabalha na Petrobras, informando que Upanema será uma das sedes do projeto Cinema BR em Movimento. Muito legal.


Os municí­pios de Assu, Alto do Rodrigues, Upanema e Caraúbas vão
receber o projeto Cinema BR em Movimento, que trabalha a difusão e
exibição de filmes nacionais, em sessões gratuitas, em diversas
comunidades brasileiras. O municí­pio de Alto do Rodrigues recebe o
projeto no dia 6 de julho e a Comunidade Nova Esperança, em Assu, no dia 9 de julho. Em Upanema as exibições serão no dia 10 de julho e em Caraúbas no
dia 11 de julho. O Cinema BR em Movimento tem o objetivo de colaborar com o acesso da população brasileira aos bens audiovisuais, além de difundir e formar platéias para o cinema
nacional. Em atividade contínua desde maio de 2000, o Cinema BR em
Movimento conta com o patrocí­nio contí­nuo da Petrobras
Distribuidora, e integra a polí­tica de patrocí­nio cultural da
Companhia, através do Programa Petrobras Cultural.

PROGRAMAÇÃO:

UPANEMA

Dia: 10 de julho Terça-feira
Local: Palheiros III Sede da Associação Comunitária
16h O Grilo Feliz
Local: Casa de Show Portal do Sol na cidade de Upanema
19h30 - Meninas

7 de julho de 2007

Upanema vence mais uma e está praticamente classificado

Em uma partida bastante disputada, a equipe de Upanema consegue mais uma vitória dentro de casa e segue na liderança do campeonato estadual sub-20, no grupo do interior. A vitória de 4x3 sobre o Baraúnas (Mossoró) praticamente garantiu a equipe de Upanema na segunda fase do campeonato estadual. Os gols da nossa equipe foram marcados por Cledinaldo (2), Tales e Genário. Agora Upanema soma 10 pontos. O próximo jogo da equipe será contra o time do Alto do Rodrigues, sábado.

Em outra partida válida pela 6ª rodada, a equipe de Guamaré venceu o Macau pelo placar de 3x0. Com isso a equipe de Guamaré também soma 10 pontos, mas perde no saldo de gols para Upanema. Outro detalhe importante é Guamaré não tem mais nenhum jogo a disputar na primeira fase, pois folgará na próxima rodada.

O JOGO

Upanema começa apático e toma um gol de cabeça logo no começo do jogo. Com o gol, nosso time acorda e parte para cima do adversário, fazendo logo em seguida o gol de empate com o atacante Cledinaldo. Logo após, em um cruzamento, Cledinaldo faz o seu segundo gol (5 no campeonato) e decreta a virada upanemense. Numa falha do goleiro do Baraúnas, o atacante Tales aproveita para marcar seu gol. No intervalo do jogo um atleta do Baraúnas chama o árbitro da partida de ladrão e é expulso. Quando tudo parecia caminhar para uma tranqüilidade no segundo tempo, nosso time recua e em duas bobeiras da zaga toma dois gols de cabeça. Daí pra frente foi só pressão do Baraúnas, que mesmo com um jogador a menos partiu pra cima do nosso time. No finalzinho, Cledinaldo ainda fez belo chute, mas o goleiro fez uma defesa milagrosa. Final de jogo: Upanema 4x3 Baraúnas.

6 de julho de 2007

Governo vai convocar mais 400 aprovados no concurso para professor do Estado

A governadora Wilma de faria vai convocar, até o começo da próxima semana, mais 400 aprovados no último concurso para professor.

A medida tem como objetivo suprir a deficiência de profissionais em sala de aula nas escolas do Estado.

Os novos convocados deverão começar a trabalhar nos próximos 45 dias, após concluírem o processo burocrático das contratações.

Na próxima segunda-feira, quando as aulas do segundo semestre forem iniciadas, 277 novos professores já estarão em salas de aulas.

Eles foram convocados em junho.

No concurso realizado em 2005, foram aprovados 3.800 candidatos.

Com essa nova chamada, já somarão 65% o índice de aproveitamento.


FONTE: Blog da Thaisa Galvão

Wilma em Upanema?

Um boato andou circulando esta semana na cidade. O diz-que-diz falava a respeito da vinda da excelentíssima senhora governadora Wilma de Faria (mas não fez o colégio ainda) para Upanema na próxima segunda-feira, com o objetivo de inaugurar o colégio Calazans Freire e a Delegacia de Polícia do município. O curioso é que se realmente for verdade, nem os diretores do Calazans foram avisados e convidados para o evento. Quem teria inventado uma conversa dessas?

Greve da Uern deve acabar nesta sexta-feira

Após 56 dias de paralisação, a greve dos professores da Uern deve chegar ao fim nesta sexta-feira (6).

Em Assembléia Extraordinária, às 9h, na Área de Lazer Prof. Francisco Morais Filho, em Mossoró, os professores irão discutir a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (4).

A reivindicação dos grevistas é de reajuste de 64% ao longo dos próximos três anos, a partir deste mês de agosto.

A proposta do Governo do Estado é de que o aumento seja de 64%, mas somente a partir de outubro. Sendo, 5% neste mês, 12% em abril de 2008, 17% em abril de 2009 e 19,20% em abril de 2010.

Segundo o presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), Zacarias Marinho, é provável que a greve acabe amanhã (sexta-feira). “A proposta atende aos índices e mesmo que seja iniciado só em outubro é melhor que a proposta anterior, que era de 56%”, afirma.

Os outros pontos da pauta de reivindicação, como gratificações, distribuição da carga horária, estrutura do campus, acervo bibliográfico, ainda está sendo discutida, mas de acordo com o presidente, podem ser discutidas após o fim da greve.

Na avaliação de Zacarias Marinho, a greve foi muito positiva para os professores e que esse reajuste deve evitar novas greves. “A greve começou com o governo dizendo que estava impossibilitado de dar realinhamento e no fim apresentando uma proposta que atende as reivindicações”, destaca.

A greve da Uern teve início em 9 de maio, inicialmente, com professores e servidores, há quinze dias, os servidores deixaram o movimento, permanecendo os 700 docentes. Caso, termine nesta sexta-feira, as aulas devem retornar na segunda-feira (9).

FONTE: Nominuto.com

5 de julho de 2007

Site destaca campeonato de xadrez em Upanema

O site Xadrez Potiguar destacou em sua página na internet, a realização do XII Campeonato Interiorano de Xadrez, que teve como sede a cidade de Upanema. Acompanhe a matéria:


A cidade de Upanema, localizada na microregião do médio-oeste do estado, produtora de petróleo, gás natural, de forte pecuária e exuberante floresta ciliar de carnaúba, sediou dias 30 de junho e 01 de julho/07, o 12º CAMPEONATO INTERIORANO, evento oficial da Federação Norte-Riograndense de Xadrez. Cleando Cortez ocupou a 1ª colocação, conquistando assim seu oitavo título de campeão do interior do Rio Grande do Norte.

A competição, com a participação de 17 enxadristas das cidades de Upanema (7), Açu (4), Macaíba (3), Mossoró (2) e Patu (1), foi disputada pelo sistema de emparceiramento suíço em 5 rodadas.

O salão nobre do plenário da Câmara Municipal de Upanema, local dos jogos, ofereceu condições excelentes para o torneio. Bem como o alojamento cedido aos participantes na Escola Estadual José Calazans Freire. Tudo foi possível devido ao empenho dos membros do Clube de Xadrez de Upanema, estando à frente Anaximandro Eudson. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Upanema, da Câmara Municipal de Upanema, do vereador e enxadrista Josiel Gondim, da Escola Estadual José Calazans Freire, do Clube de Xadrez de Açu, Federação Norte-Riograndense de Xadrez e do site www.xadrezpotiguar.com.br.

O campeonato com acirrada disputa e bastante equilíbrio, apresentou excelente nível técnico. O destaque especial para os participantes da cidade de Upanema que demonstraram grande força, apesar de ser a primeira competição de xadrez oficial que tomam parte. Ressaltamos a participação do Dr. Ibernon Luiz, apresentando crescimento técnico no jogo, encerrou o torneio na 4ª colocação e mesmo número de pontos que o campeão, superado apenas nos critérios de desempate. Dr. Ibernon representou a cidade de Patu, município no qual pretende desenvolver o xadrez.

Após a 5ª rodada ocorreu a solenidade de encerramento e entrega da premiação em troféus e medalhas, com a participação de autoridades e representantes. Além da premiação do 1º ao 4º lugares tivemos premiações extras por categorias: Melhor colocado de Upanema: Anaximandro Eudson; Melhor estreante: John Glennedy (Upanema); Melhor visitante: Jussier Cabral (Macaíba); Melhor colocado abaixo de 2.200 pontos no ranking: Luiz Carlos (Upanema); Melhor jovem: Fabiano Araújo (Açu) e Melhor juvenil: Valderi Tavares (Açu). O campeão está classificado para a final do Campeonato Estadual e 2º ao 8º lugares para a semifinal.

Sub-20 teve jogo ontem

Cumprindo jogo válido pela 1ª rodada do campeonato estadual Sub-20, que tinha sido adiado, as equipes de Alto do Rodrigues e Açu jogaram ontem. Com o placar de 3x1 o Alto venceu e continua com chances matemáticas de classificação ao somar 5 pontos. O resultado serviu também para eliminar a equipe de Açu, que até agora não venceu nenhuma partida no campeonato. O Alto do Rodrigues será o último adversário de Upanema na primeira fase.

Segurança Pública

Recebemos o convite da Câmara Municipal de Upanema, que realizará no próximo dia 18 de julho de 2007, as 9:00h, no plenário da Casa Legislativa, uma audiência pública para debater o tema: “Segurança Pública” neste município. A audiência contará com a presença de várias autoridades ligadas a área de segurança no Estado.

Entidades definem últimos detalhes antes do lançamento

Governador Dix-sept Rosado - Coordenadores do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), do Centro de Assessoria das Comunidades Rurais e Urbanas (CEACRU) e Centro de Apoio a Trabalhos e Iniciativas nas Áreas da Criança e do Adolescente (CEATICA), voltaram a se reunir, nesta quarta-feira, 4, para definir as últimas questões para o lançamento do projeto Juventude Rural, patrocinado pela Petrobras, no próximo dia 10, contemplando 36 comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária de 10 municípios do Sertão do Apodi.
O encontro desta quarta-feira serviu para discutir com as parceiras o planejamento, monitoria e avaliação (GRH) do projeto e o nivelamento de Gerência em Recursos Hídricos (GRH), que tem como objetivo capacitar a equipe técnica para importância do uso racional dos mananciais, fontes fundamentais para a sobrevivência das comunidades. Durante os debates, foi feita uma apresentação do projeto Petrobras Ambiental, que tem como objetivo a preservação do rio Apodi.
Desde o último final de semana que técnicos e assessoria de comunicação vêm realizando visitas nas áreas onde serão implantados os projetos de horta orgânica e barragem subterrânea, para informar aos jovens sobre os últimos preparativos do lançamento. Na maioria das comunidades, as áreas já foram determinadas pelos agrônomos que, com auxílio de GPS, realizam a medição exata de cada lote, para depois fazer a análise do solo, que vai determinar que produto deve ser plantado e qual a quantidade de água exata a ser utilizada durante o processo de produção.
As metas do projeto se referem à implantação de 28 áreas irrigadas, oito barragens subterrâneas e capacitações em convivência com o Semi-árido, além do manejo de sistemas de irrigação voltados para o desenvolvimento de cultivos de hortaliças orgânicas.
Ao todo, no período de um ano, serão contemplados pelo Projeto Juventude Rural 720 jovens dos municípios de Campo Grande, Janduís, Upanema, Caraúbas, Apodi, Felipe Guerra, Umarizal, Olhos D'água do Borges, Governador Dix-sept Rosado e Rafael Godeiro, todos encravados no médio Oeste Potiguar.
Além de trabalhar uma conscientização ecológica, através do cultivo de hortaliças orgânicas, o Projeto Juventude Rural aparece como uma nova alternativa de renda para o jovem do campo que, apesar das transformações do mundo globalizado, ainda sofre com a falta de atenção dos poderes constituídos, vivendo quase sempre desolado em suas comunidades. "Esperamos encontrar nesse projeto uma alternativa de renda e de trabalho para nós, que passamos muito tempo sem conseguir trabalho devido à falta de incentivos", argumenta Manassés Medeiros, do grupo de jovens da comunidade de Taperas e Umarí, em Upanema.
O Projeto, no valor de R$ 600 mil, é financiado pelo Projeto Dom Hélder Câmara, Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fida, Organização das Nações Unidas (ONU) e a Petrobras, tendo sido originada de uma construção participativa que envolveu as ONGs: Atos, Núcleo Sertão Verde, Centro Terra Viva, Centro Padre Pedro Neffes, Pedra de Abelha, Terra Livre, Ceapac, Fetarn, Diaconia, Coopervida, Ceacru e Ceática.
De Governador Dix-sept, o grupo participou de mais uma reunião na Unidade Central de Produção da Petrobras, em Mossoró, para acertar os últimos detalhes concernentes à participação do órgão na realização do evento de lançamento, que deverá reunir pelo menos 500 beneficiados. A festa contará ainda com a participação do diretor da Unidade RN/CE, Fernando Lima, e de representantes das ONGs parceiras e de prefeituras dos dez municípios envolvidos.

FONTE: Jornal Defato

4 de julho de 2007

Mais um assalto

Informações nos chegam de que ontem a noite aconteceu mais um assalto na zona rural do município. Além de um aparelho de DVD, nossa fonte disse que os meliantes bateram bastante em um senhor idoso. Profundamente lamentável!

Alarme falso

Segundo os Filhos de Caindinha nos contaram... Ontem a Polícia local recebeu um telefonema anônimo informando que a Agência dos Correios iria ser assaltada. Evidentemente que a informação não era verídica, apesar de em Mossoró ter acontecido um assalto à agência próxima ao colégio Diocesano.

Desinteresse

É impressionante o quanto a imprensa estadual não da importância ao campeonato estadual sub-20. Um campeonato onde o campeão ganhará o direito de disputar a Taça São Paulo de Futebol Júnior, o maior evento dessa faixa etária no País. A própria FNF em seu site demora em média dias para publicar os resultados dos jogos. Já os jornais, nem isso. E não é por falta de informação, pois cuido pessoalmente de passar os resultados para os colunistas esportivos. É uma pena que o desinteresse pela competição tenha atingido também a nossa imprensa estadual.

3 de julho de 2007

Rosalba escapa da cassação

O juiz Josoniel Fonseca acaba de proferir seu voto contrário à cassação da senadora Rosalba Ciarlini e com isso aumenta o placar para 3x1. Esse resultado já impede que a senadora seja cassada pelo TRE, já que conseguiu maioria dos 5 votos possíveis.

Processo contra Rosalba está sendo julgado neste momento

Neste momento está sendo julgado no TRE, o processo que pede a cassação da senadora Rosalba Ciarline Rosado – DEM. No placar até o momento, 2 juízes pronunciaram-se contrários a cassação da senadora e 1 a favor. O processo foi movido pelo ex-senador Fernando Bezerra (sem partido), que acusa de a senadora eleita de ter "comprado" um vereador de Felipe Guerra com um veículo Pálio.

DIVULGADA A DATA DO CONCURSO PARA SERVIDOR DA CÂMARA MUNICIPAL

Atenção os interessados em prestar concurso para servidor da Câmara Municipal de Vereadores de Upanema. Será divulgado esta semana o edital do concurso. De antemão, este blog adianta as datas para os interessados.

· De 25 de julho a 10 de agosto serão feitas as inscrições;
· A prova será realizada no dia 9 de setembro, às 9:00, na Escola Calazans Freire e Alfredo Simonetti;

A prova constará 40 questões, divididas entre as disciplinas de português, matemática e conhecimento gerais. Não vão cair questões sobre a história do município.
Serão dois níveis de prova: o nível 1, será uma vaga para recepcionista e uma vaga para auxiliar administrativo. O nível 2, serão três vagas para vigia e duas vagas para ASG. No total, o concurso oferecerá 7 vagas.
O Presidente da Câmara, Nonato Garcia, adiantou-nos ainda que as inscrições serão feitas apenas pela internet, no site da empresa que realizará o concurso, a Talento, no endereço http://www.concursos-rn.com.br/. Para quem não tem acesso a internet, deverá se dirigir a Câmara Municipal para fazer sua inscrição, pois, lá estará um funcionário a disposição para fazer a inscrição via internet, além de tirar as dúvidas.

FONTE: Upanema News

Prefeito e vice de Areia Branca acabam de ser cassados

O TRE acaba de cassar os mandatos do prefeito e vice de Areia Branca, Manoel Cunha Neto e Aderbal Jorge Santos.

Na sessão da semana passada, a relatora do processo, juíza Soledade Fernandes, votou pela permanência dos dois nos cargos.

Mas a sessão foi suspensa.

Retomada agora há pouco, o juiz Fernando Pimenta entendeu que Manoel Cunha comprou votos para se eleger em 2004.

Acompanharam o voto de Pimenta, Jarbas Bezerra e Josoniel Fonseca.

Somente Magnus Delgado acompanhou o voto da relatora.

Manoel e Aderbal foram cassados por um placar de 3 a 2.

FONTE: Blog da Thaisa Galvão